04/10/2021

PROJETO CIDADANIA DA ACISA É APRESENTADO PARA A SOCIEDADE

Evento contou com a presença de representantes de entidades e voluntários que participaram do Natal Ideal nos seus 10 anos e parceiros da ACISA em projetos sociais em andamento.

A ACISA-Ipê (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agricultura de Ipê), através do Departamento Social, fez o lançamento do projeto Cidadania Ideal – Ações Solidárias da ACISA. O evento aconteceu dia 1º no salão de festas do Clube Ideal-ACISA.

O Projeto oportuniza a vivência da cidadania, por meio de parcerias com entidades e voluntários, estabelecendo relações de empatia com diferentes contextos para, a partir da criatividade, propor interações que desencadeiem ações solidárias em prol do bem comum.

O presidente da ACISA, Wislon Guerra, abriu o encontro lembrando os 30 anos de fundação da entidade e destacando a importância da parceira com as entidades e voluntários no desenvolvimento da sociedade. O vice-presidente social, Rogério Marcon, prestou homenagem com a entrega do memorial descritivo “Natal Ideal. Ideal é ser Feliz” para cinquenta e um representantes de entidades e personalidades que fizeram e organizaram as edições entre os anos de 2010 a 2020 do Natal Ideal e em seguida apresentou o Projeto Cidadania Ideal aos presentes.

Marcando o Outubro Rosa, e divulgando a campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o diretor administrativo do Hospital São José, Diógenes Weber, falou sobre o Projeto PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, e a apresentação do Projeto Mulheres sem câncer – Diagnóstico precoce do Câncer, que entre outros benefícios do convênio em breve vai oportunizar a realização de 1.200 exames de mama gratuitos para mulheres de Ipê e Antônio Prado.

Encerrando a programação, os convidados confraternizaram num jantar prestigiando o espaço destinado ao restaurante Tempero Rústico.


Projeto Cidadania ideal – Ações Solidárias da ACISA 2021-2023

1. Conhecendo a proposta do Projeto - O Projeto oportuniza a vivência da cidadania, por meio de parcerias com entidades e voluntários, estabelecendo relações de empatia com diferentes contextos para, a partir da criatividade, propor interações que desencadeiem ações solidárias em prol do bem comum.

O que significa isso na prática? Assinatura de termos de mutua colaboração com a ACISA, através do Departamento Social, o que exige compromisso do parceiro voluntário durante todo o processo para que as competências do projeto sejam atingidas. A duração é por temo indeterminado.

2. Competências trabalhadas - A participação ativa dos parceiros na proposta do Projeto Cidadania Ideal– Ações Solidárias da ACISA visa ao desenvolvimento das seguintes competências:
• responsabilidade socioambiental;
• empreendedorismo;
• pensamento projetual;
• liderança;
• segurança;
• educação;
• saúde;
• assistência social;
• inteligência espiritual;

3. Público Alvo - Associados e seus dependentes. 

4. Locais a serem utilizados - Sede Social Clube Ideal Sede Campestre Pocinho.

5. Parceiros do Projeto Cidadania Ideal - Ações solidárias da ACISA -  AAPCAI, Paróquia São Luís Rei, Consepro, Rádio Natureza 879.com, Gallon Comunicação Visual, Entidade Assistencial Ipeense, Grupo Esperança, ACISA.

6. Programação:

1 - Projeto Peixe Vivo - Objetivo: através das crianças, filhos dos associados, povoar o açude do Pocinho com alevinos e proporcionar um momento de convivência familiar junto à natureza.
Data: 16 de outubro
Entidade parceira: Entidade Assistencial Ipeense
Descrição do projeto: A ACISA disponibiliza a área, estrutura do Pocinho, alevinos e lanche para crianças de 4 a 12 anos. A Entidade Assistencial vai servir o lanche e suco e disponibilizar os brinquedos pula-pula e caixa de bolinhas. Para participar a criança deverá apresentar na entrada do parque um desenho de um peixe ou por escrito a resposta à pergunta: “O que é um peixe?” Durante a tarde serão feitas brincadeiras, jogo de futebol e passeio a cavalo.
Crianças só poderão participar acompanhadas por um adulto responsável. 
 
2 - Paz e Segurança na Comunidade Escolar - Atividade desenvolvida pelo Consepro através de repasse de recursos e elaboração de um programa de educação nas escolas. Em andamento.

3 - Natal da Criança ACISA - Da mesma forma como o projeto Peixe Vivo. Junto com a EAI vai a AAPCAI e Grupo Esperança na organização.

4 – Projeto Vida Verde - Atividade desenvolvida recentemente. Poderá ser reeditada para o plantio de novas espécies e mudas.

5 – Projeto Feliz Idade - Como a ACISA tem um grande número de associados com mais de 60 anos de idade o objetivo é integrar e ocupar essas pessoas com atividades saudáveis. Aulas de ginástica no Clube e no Pocinho, instalação de uma academia no Clube Ideal, hidroginástica na piscina do Pocinho. Danças e chá da terceira Idade.
Parceiro: Grupo Esperança
A ser lançado em 20 de novembro com público presencial dependendo da situação da pandemia.

6 – Natal do Coração - Através da ACISA uma palestra solidária (1kg de alimento ou um brinquedo) em dezembro. Participação da Paróquia São Luís Rei, AAPCAI, EAI, Grupo Esperança, radionatureza87.com. A Gallon participa com a divulgação. A ser realizado em dezembro, com público presencial dependendo da situação da pandemia.

7 – IPTU Verde - Elaboração de um Projeto de Lei instituindo o IPTU Verde. Assinado pelas entidades parceiras.

Mais fotos do Evento:  https://www.acisa-ipe.com.br/galeria-de-fotos/projeto-cidadania-da-acisa-apresentado-para-a-sociedade/14