10/01/2022

ENERGIA SOLAR LEVA ÁGUA PARA MORADORES DE SÃO BRÁZ

Parceria com a Associação dos Consumidores de água da Capela São Bráz/Pocinho vai beneficiar pelo menos 27 famílias com o abastecimento de água potável através de um sistema de geração de energia solar.

A Associação dos Consumidores de Água de São Bráz/Pocinho, parceira da ACISA, superou vários obstáculos para poder ter água potável nas torneiras. Há quase um ano os associados buscam alternativas para suprir essa necessidade vital para a sobrevivência. Faltava a energia elétrica. Sem rede trifásica para acionar a bomba, e um pedido de ligação cheio de burocracia e entraves, foi graças a tecnologia, ousadia da diretoria, competência da Mussatto Eletrônica e Automação Ltda e a natureza como grande aliada, que sábado, 08, foi instalado um sistema de geração de energia permitindo que pelo menos 27 famílias tenham condições de usufruir do líquido. 

Placas de energia solar e um inversor de frequência, sem estar conectado em qualquer tipo de rede de energia, faz com que a bomba seja acionada e conduza a água até o reservatório. Instalação única e inédita na região. 100% sustentável, sem danos ao meio ambiente e custo zero de tarifa.

O presidente da Associação, Romeu Ceron, ficou feliz com a possibilidade de ter colaborado com a comunidade: “um grande orgulho – comemora – é uma grande conquista para todos nós, por termos água em nossas torneiras”. 

O presidente da ACISA, Wilson Guerra, também ficou satisfeito com o resultado: “a união faz a força” – disse agradecendo a todos os envolvidos.