A Associação Industrial, Comercial, Serviços e Agricultura de Ipê, foi fundada em novembro de 1991, após várias reuniões do meio empresarial Ipêense, motivado pela possibilidade de instalação de hidrantes, que se faziam necessários após a ocorrência de um incêndio no município.

Decretada como utilidade pública em 22 de julho de 1992, a ACISA tem por objetivo prestar assessoria, realizar cursos, palestras, seminários, manter convênios e outros serviços na intenção da modernização e crescimento das empresas, estimulando o desenvolvimento auto-sustentável para o bem estar do associado.

Associados do Clube Ideal e da ACISA aprovaram em assembleia, por unanimidade, a incorporação do Clube Ideal pela ACISA. As reuniões aconteceram na noite do dia 31 de outubro nas no salão de festas do Clube Ideal com um grande número de associados presentes. Com isso os associados têm à disposição, além da sede administrativa, a sede social e a sede campestre, localizada na Capela São Bráz.

Em um moderno prédio de 680m², a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agricultura de Ipê - ACISA, inaugurou a sede própria da entidade. O evento aconteceu em 18 de novembro de 2016, com a presença da atual diretoria, ex-diretores, autoridades e convidados.